A estranheza primeiro e a curiosidade depois: foram estes os ingredientes do diálogo intercultural entre Oriente e Ocidente, e que se reflectiu na arte de ambos os hemisférios.
Ao longo das rotas transatlânticas estabelecidas pelos portugueses, assistiu-se à introdução de temáticas e repertórios iconográficos originais, trabalhados por artesãos locais, com as suas técnicas e materiais. Testemunho deste encontro, as obras de arte em exposição na Presença Portuguesa na Ásia são o foco desta visita orientada, que incidirá ainda sobre a exposição temporária “Tesouros na Palma da Mão” onde decobriremos a enorme diversidade material e estética dos frascos de rapé, recipientes concebidos para conter tabaco moído ou para cheirar – o rapé - pertencentes ao acervo da Fundação Oriente e do Museu Nacional Machado de Castro (Coimbra).
A quem se destina?
M/16 anos [idade indicativa].
Quando e onde vai decorrer?
Sexta | 5 Abril, 10 Maio, 7 junho, 5 julho, 2 agosto, 6 setembro, 4 outubro, 8 novembro e 6 dezembro 2024 | 18.00 no Museu do Oriente
O detentor desta medalha participou na visita orientada à exposição Presença Portuguesa na Ásia , no Museu do Oriente.
Tareas
Tarea no.1
Emitido por el organizador o escaneando el código QR
Nesta atividade, o participante teve oportunidade de perceber o diálogo intercultural entre Portugal e o Oriente e o grande fascínio exercido pelas culturas chinesa e nipónico junto dos intelectuais portugueses Camilo Pessanha e Manuel Teixeira Gomes.
Badgecraft alberga esta plataforma y la desarrolla junto con organizaciones líderes educativas. El consorcio Europeo desarrolla esta plataforma con la cofinanciación del programa Erasmus+ de la Unión Europea.